ENTREVISTA EXCLUSIVA: ANNA CLÁUDIA

Após uma temporada em Belém, sua cidade natal, a cantora Anna Cláudia está morando novamente em São Luís. De volta à Ilha, está se reintegrando aos poucos ao cenário musicultural maranhense. Quarta-feira passada (11) ela inaugurou temporada no Bar Mandamentos (Lagoa), acompanhada dos músicos Luiz Jr. (violões) e Luiz Cláudio (percussão), também paraense de nascimento e ludovicense de adoção, seu irmão.

A cada apresentação, ela tem instrumentistas diferentes acompanhando-a. Hoje é a vez de Marcelinho Rebelo (piano) e Fleming (bateria) emoldurarem melodicamente as letras que Anna Cláudia (voz) desfilará. No eclético repertório, nomes como Caetano Veloso, Cartola, Chico Buarque, Fagner, Geraldo Azevedo, Lulu Santos, Marina Lima e Rita Lee, entre outros e outras.

Às quartas-feiras, Anna Cláudia começa a cantar às 21h, seguindo até meia-noite. Por e-mail ela respondeu algumas perguntas deste blogue.

ZEMA RIBEIRO – Depois de morar em São Luís, onde gravou seu disco de estreia, você voltou a Belém, sua cidade natal e agora está morando novamente em São Luís. A que se devem as idas e vindas?

ANNA CLÁUDIA – Passei os últimos dois anos em Belém por motivos pessoais, problemas de saúde na família, um período difícil e de muito amadurecimento pessoal. Tive alguns contatos com artistas locais, participei da gravação de um cd que deve ser lançado até o fim deste ano, além de algumas participações em casas noturnas, o que com certeza acrescenta muito na carreira de qualquer artista. Novas experiências, novas vivências musicais. Me sinto bem mais madura em todos os sentidos e pronta sempre para recomeçar.

ZR – Seu disco de estreia tinha composições de nomes como Joãozinho Ribeiro e Zeca Baleiro, entre outros maranhenses. Para quando os fãs de Anna Cláudia podem esperar um próximo disco? E no que você tem pensado para um trabalho futuro?

AC – Esse é um processo delicado e que ainda está em fase de seleção [de repertório]. O que posso adiantar é que não terá só artistas maranhenses. Terá compositores conhecidos ou não nacionalmente, pois tem muita gente boa por aí, que assim como os daqui precisam ser vistos, ouvidos e reconhecidos.

ZR – Há cerca de um mês na capital maranhense o público já está se reencontrando com Anna Cláudia e vice-versa. Desde quarta-feira passada o endereço certo é o Bar Mandamentos, na Lagoa. Como foi a estreia? O que você espera destas próximas apresentações? E o que o público pode esperar de você?

AC – A estreia teve um público razoável, o que era de se esperar, pelo dia da semana e outros acontecimentos na cidade. Mas com a ajuda da mídia e do boca a boca vamos insistir para conquistar esse público, que gosta de boa musica.

ZR – Qual a base do repertório da temporada no Mandamentos? Cada quarta é diferente, não é?

AC – O nome do show é Trilhas Musicais e nele procuro cantar vários estilos e compositores diferentes, sem fugir do meu jeito e modo de cantar. Canto samba, bolero, bossa, músicas de Lulu Santos, Marina Lima, Rita Lee e por aí vai. A cada quarta vão surgir pedidos que às vezes não estão no repertório e que a gente deve incluir para atender na próxima semana.

ZR – Como foi participar recentemente do Festival de Blues e Jazz de Barreirinhas? [a foto de Amanda Freitas que abre este post, onde Anna Cláudia aparece acompanhada do violonista Luiz Jr., foi feita na ocasião]

AC – Foi uma experiência maravilhosa e o público foi muito receptivo. Foi dez! Pretendo voltar nas próximas edições.

&

Veja abaixo o material de divulgação da apresentação de Anna Cláudia no Mandamentos, logo mais (cliquem para ampliar):

Autor: Zema Ribeiro

Homem de vícios antigos, ainda compra livros, discos e jornais. Pai do José Antonio. Apresenta o Balaio Cultural (com Gisa Franco, aos sábados, das 13h às 15h, na Rádio Timbira AM). Coautor de "Chorografia do Maranhão" (Pitomba!, 2018) e autor de "Penúltima página: Cultura no Vias de Fato" (Passagens, 2020). Antifascista.

3 comentários em “ENTREVISTA EXCLUSIVA: ANNA CLÁUDIA”

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s