Saiu hoje (17) a sempre aguardada lista de melhores do ano do Scream&Yell, um dos mais respeitados e longevos sites de cultura pop do Brasil, capitaneado pelo queridamigo Marcelo Costa. Pelo segundo ano consecutivo tive a honra de participar (a eleição do S&Y já conta 15 anos).
Contribuo em algumas categorias com meus votos sempre capengas. O resultado da votação final, com um time recorde de 126 votantes, quase nunca bate com meus pitacos, que de um modo ou de outro buscam levar em conta a questão regional, além de assumirem minhas falhas enquanto jornalista que cobre cultura (em São Luís) e, de algum modo, o fato de a ilha ser ainda distante (em relação, por exemplo, a cidades que recebem shows internacionais com maior frequência, entre outros aspectos), apesar da diluição dos conceitos de centro e periferia promovidos sobretudo pela internet – não à toa a votação é promovida por um site.
A seguir a lista com os votos nas categorias nas quais me atrevi a opinar. A quem quiser conferir os resultados de todas as categorias, lista de votantes etc., basta ir ao Scream&Yell. Para quem quiser lembrar minha lista com os melhores de 2016, aqui. Em tempo e modéstia à parte: sou o único jornalista maranhense a participar da votação.
MELHOR DISCO NACIONAL

1. Isca – Vol. 1, Isca de polícia
2. Campos neutrais, Vitor Ramil

3. Tranqueiras líricas, Marcelo Montenegro

4. Plano B, Chico Saldanha

5. Rosa dos ventos, Claudio Lima
MELHOR SHOW NACIONAL

1. Baiana System, Festival BR 135, São Luís/MA

2. Quartabê, Festival BR 135, São Luís/MA

3. Eddie, Festival BR 135, São Luís/MA

4. Karina Buhr, Festival Elas, São Luís/MA
5. Carlos Pial, Lençóis Jazz e Blues Festival – Circuito São Luís, São Luís/MA
MELHOR FILME INTERNACIONAL
1. Star Wars: os últimos Jedi, de Rian Johnson
2. Neve negra, de Martin Hodara
3. Bye bye Alemanha, de Sam Garbarski
MELHOR FILME NACIONAL

1. Manuel Bernardino: o Lenin da Matta, de Rose Panet
2. Laerte-se, de Eliane Brum e Lygia Barbosa da Silva

3. Martírio, de Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho e Tita
MELHOR LIVRO

1. Belchior – Apenas um rapaz latino-americano (Todavia), de Jotabê Medeiros

2. O risco do berro – Torquato neto Morte e loucura (ed. da autora), de Isis Rost

3. Anjo noturno (Companhia das Letras), de Sérgio Sant’Anna

4. Quelé, a voz da cor: biografia de Clementina de Jesus (Civilização Brasileira), de Felipe Castro, Janaína Marquesini, Luana Costa e Raquel Munhoz

5. Começa a envelhecer a mulher mais bela do mundo (Dubolsinho), de Sebastião Nunes
MELHOR MÚSICA NACIONAL
1. Adeus (Mestre Zió), Luiz Claudio ft Zeca Baleiro
2. Paçoca (Andreia Dias/ Anelis Assumpção/ Iara Renno/ Luciano Nakata Albuquerque/ Max B.O.), Curumin ft Andrea Dias, Anelis Assumpção, Edy Trombone, Iara Rennó e Max B.O.
3. As chuteiras do Itamar (Paulo Lepetit/ Vange Milliet/ Ortinho), Isca de Polícia
4. Choro de memórias (Chico Saldanha), Chico Saldanha
5. São Luís: variações líricas a partir de uma abertura de programa de reggae (Celso Borges/ Michael Riley), Claudio Lima
2 respostas para “Melhores de 2017”