A criminologia de outrora em livro lançado hoje

José Barros Filho lança hoje (9), às 19h, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande), o livro Criminologia e modos de controle social no Maranhão no início do século XX.

A obra resulta de pesquisas junto a arquivos públicos maranhenses e de outros estados, visando identificar o modo como as instituições estatais, principalmente jurídicas e correcionais, incorporaram e legitimaram o saber criminológico para atuar na “prevenção ao crime” e no “controle de grupos perigosos”. O controle social do título, aliás, teria hoje outro significado.

Cabe aqui um chute, já que não li o livro ainda e as informações deste texto baseiam-se no release recebido: não me espantaria encontrarmos modus operandi parecidos em pleno início de século XXI, principalmente no Maranhão, mas não só, num tempo em que autores de telenovela internam compulsoriamente uma personagem por suposta dependência química.

O livro de Zé Filho, como é mais conhecido o autor, professor, bacharel em Direito e e mestre em Ciências Sociais pela UFMA, atualmente cursando o doutorado em Ciência Política pela UFRGS, estuda o tempo dos “menores”, dos “vagabundos”, dos “gatunos”, como até hoje a mídia vez por outra (ou quase sempre) trata àqueles que têm problemas com a lei, estou certo?

A pesquisa de Zé Filho teve apoio da FAPEMA e o livro sai às próprias custas s. a. Quem for ao lançamento poderá adquiri-lo, autografado pelo autor, por R$ 25,00.

Na capa, o retrato do “gatuno” Raimundo Timóteo dos Santos, refotografado para Criminologia do Livro Oficial de Registro de Gatunos, de 1926.

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s