O massacre de Pinheirinho

O vídeo fala por si só: atualíssimo, bem feito e corajoso. E além de tudo: verdadeiro. Essas coisas que não vemos na tevê. Mostra as relações (podres) (entre os poderosos) por trás de todo o “problema”, a ação truculenta da polícia militar e guarda municipal tucanas em São José dos Campos/SP.

Agradeço o envio/dica ao amigo Djalma Costa.

Divulguem! Mais aqui.

4 comentários em “O massacre de Pinheirinho

  1. Zema,
    o vídeo é o retrato fiel das ações de despejo promovidas pelo Estado brasileiro, que coloca seu aparato institucional (justiça e polícia) a serviço do latifúndio, dos grandes projetos, de “empresários”, do poder econômico; em detrimento dos direitos dos empobrecidos, das comunidades tradicionais, dos trabalhadores rurais e urbanos… assistí-lo é, infelizmente, ter a impressão de que vc já viu a cena várias vezes e ter a certeza de que esta ainda irá se repetir inúmeras vezes.
    A fala do deputado Giannazi revela bem isso, – parece que estamos
    ouvindo os testemunhos das pessoas que participaram do Tribunal Popular do Judiciário realizado em 2009 pela Cáritas do Maranhão -, quando fala das relações de compadrio e de interesse que regem as decisões judiciais. Inacreditável ver que quando a lei está a favor da população, se faz vista grossa em decisões judiciais – no caso do Pinheirinho, a justiça não considerou a dívida enorme acumulada de IPTU do tal especulador “proprietário” do terreno junto a Prefeitura de São José dos Campos, o que segundo a base legal citada no vídeo já se constitui em justificativa para a desapropriação para fins de assentamento urbano. Mas esta interpretação da lei nenhum juiz ou juiza do estado de São Paulo viu, não é? Imagine se considerassem os direitos das populações pela vida ali há tempos já estabelecida. Isso é algo que definitivamente essa justiça das salas enclausuradas e distantes da realidade nunca terá horizontes pra ver. Abs,
    Lena Machado

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s