A mesma lenda, a mesma lengalenga

Vendo as cenas no Japão e antevendo possíveis piadinhas com a lenda da serpente ludovicense, em verdade vos digo: a Ilha não afundará de causas naturais. Vem afundando, há tempos, por conta da ganância de uns poucos homens e mulheres de má-vontade. E não é só São Luís que afunda, a começar pelo sem-número de buracos mal-tapados com asfalto-sonrisal: é o Maranhão inteiro que vai mal.

Ano após ano, enchentes desabrigam milhares de maranhenses. Ano após ano nossos ilustres governantes desobrigam-se de suas responsabilidades para com esta gente sofrida – e com outras gentes que de outros males padecem.

Josué de Castro dizia que haveria de chegar o dia em que metade da população do mundo não dormiria, com fome, e a outra metade com medo dos que não comem (cito de memória).

A cidade afunda das chuvas que caem, dos prédios que sobem, dos vidros que sobem fugindo dos pedintes a cada sinal.

Como diriam Celso Borges, Ramiro Musotto e Zeca Baleiro: “eu quero ver a serpente acordar/ pra nunca mais a cidade dormir”.

Autor: Zema Ribeiro

Homem de vícios antigos, ainda compra livros, discos e jornais. Pai do José Antonio. Apresenta o Balaio Cultural (com Gisa Franco, aos sábados, das 13h às 15h, na Rádio Timbira AM). Coautor de "Chorografia do Maranhão" (Pitomba!, 2018) e autor de "Penúltima página: Cultura no Vias de Fato" (Passagens, 2020). Antifascista.

2 comentários em “A mesma lenda, a mesma lengalenga”

  1. O MARANHÃO PRECISA DE MUITOS ZEMAS, RICARTES E SIMILARES PRA ESCANCARAR ESSE CÂNCARO VIVO QUE AINDA DOMINA ESSE ESTADO BONITO E GRANDIOSO.

    MARDÔNIO G PESSOA

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: