Termina amanhã 5ª. Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

Tudo o que é bom dura pouco. Termina amanhã, em São Luís, a 5ª. Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que até o próximo dia 19 de dezembro terá percorrido 20 capitais brasileiras. Ótima programação. Quem perdeu, resta torcer para que São Luís seja mantida na rota do ano que vem – a ideia da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que realiza a Mostra, é chegar a todas as capitais em breve.

Confira a seguir a programação de amanhã. As sessões, gratuitas, acontecem no Cine Praia Grande (Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Praia Grande). Ingressos podem ser retirados na bilheteria do cinema, meia hora antes das sessões.

13h30min

Groelândia, de Rafael Figueiredo
Brasil 17 min 2009 ficção

Franco volta para casa depois de dez anos. Ao atravessar a porta, ele encontra a mãe e um passado indesejado.

Mundo Alas, de León Gieco, Fernando Molnar e Sebastián Schindel
Argentina 89 min 2009 doc

Mundo Alas é um road movie, uma viagem iniciática de um grupo de jovens artistas que mostra sua arte junto com a voz, o talento e a experiência de León Gieco durante uma turnê por diferentes províncias argentinas. Músicos, cantores, bailarinos e pintores, todos eles grandes artistas, e portadores de necessidades especiais, expressam e comunicam sua maneira de ver o mundo: aquilo que lhes preocupa, que os anima e que os inspira, em um show que combina música, dança e pintura. Nele se destacam o rock, o folclore e o tango junto a grandes sucessos de León Gieco. Ao longo da turnê e do filme, vão sendo conhecidas as histórias de vida de cada protagonista e sua evolução artística. Os shows, ensaios, a estrada e os hotéis são os cenários de histórias e músicas que geram novos sonhos: conseguir gravar o disco de Mundo Alas, e encerrar a turnê com um grande show no Luna Park. Surgem também histórias de amor e relações que demonstram que a integração é possível. Um filme único, inclusivo, que dá nome e reconhece as pessoas por suas capacidades, uma maravilhosa experiência musical sobre a superação e o amor.

15h30min

Carreto (já exibido com audiodescrição na sessão de 13h30min, dia 1º./12)

Bailão, de Marcelo Caetano
Brasil 17 min 2009 doc

A memória de uma geração visitada por seus personagens. O cenário é o centro de uma grande cidade; o enredo, a urgência da vida. E o Bailão, o ponto de convergência dessas histórias.

Defensa 1464, de David Rubio
Equador/Argentina 68 min 2010 doc

Esta é a história de um grupo de emigrantes afro-equatorianos que chegaram a Buenos Aires para repensar a história e resgatar seus antepassados do esquecimento.

17h30min

O ano em que meus pais saíram de férias, de Cao Hamburger
Brasil 110 min 2006 ficção

Em 1970, o Brasil e o mundo parecem estar de cabeça para baixo, mas a maior preocupação na vida de Mauro, um garoto de 12 anos, tem pouco a ver com a ditadura militar que impera no País, e seu maior sonho é ver o Brasil tricampeão mundial de futebol. De repente, ele é separado dos pais e obrigado a se adaptar a uma “estranha” e divertida comunidade – o Bom Retiro, bairro de São Paulo, que abriga judeus, italianos, entre outras culturas. Uma história emocionante de superação e solidariedade.

19h30min

Eu não quero voltar sozinho (já exibido com audiodescrição na sessão de 13h30min, dia 1º./12)

Imagem final, de Andrés Habegger
Argentina 94 min 2008 doc

Junho de 1973 em Santiago do Chile. Leonardo Henrichsen, um cinegrafista argentino, filma sua própria morte. 33 anos mais tarde, Ernesto Carmona, um jornalista chileno, descobre a identidade do homem que o matou. Imagem Final é um filme sobre um das imagens mais famosas da história. Sobre um grupo de jornalistas filmando um continente que afunda na violência. Uma oportunidade de ver o material de arquivo mais incomum e revelador dos últimos 40 anos. Imagem Final é um passeio pela história recente da América Latina, através da vida e das imagens de um só homem.

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s