SESI BONECOS NOVAMENTE EM SÃO LUÍS

Festival SESI de bonecos acontece na Praça Maria Aragão dias 25 e 26 de setembro

POR ZEMA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

Muitos ludovicenses ainda lembram da primeira vez em que viram aqueles caminhões estacionados nos arredores da Praça Maria Aragão. Seja pelos bonecos, seja pelo show da hoje saudosa Cordel do Fogo Encantado, a banda pernambucana então comandada por Lirinha, um acontecimento inesquecível o Festival SESI de bonecos, realizado então pela primeira vez na capital maranhense.

A Praça Maria Aragão torna-se novamente seu palco: dias 25 (sábado) e 26 (domingo), São Luís recebe o Festival SESI Bonecos do Brasil 2010. Serão 17 espetáculos gratuitos encenados por 13 companhias de nove estados. As apresentações acontecem entre 16h30min e 20h e são gratuitas. Manaus/AM, Belém/PA e Teresina/PI já receberam o evento este ano e ele ainda passará por Boa Vista/RR.


[Espetáculo durante a passagem do festival por Manaus/AM]

A curadoria do festival é de Lina Rosa Vieira, que o idealizou. O Festival acontece de forma ininterrupta, percorrendo diversas cidades brasileiras, desde 2004, somando mais de 1,5 milhão de espectadores. Do Maranhão, o Grupo Laborarte integra a programação de 2010.

Engana-se quem pensa que a contação de histórias por meio de bonecos visa apenas o público infantil. O Festival SESI prova o contrário e este é um dos grandes trunfos para reunir tanta gente. Além disso, equipamentos de última geração são usados para garantir a qualidade dos espetáculos, que passam por criteriosa seleção antes de integrar as caravanas.


[Bonecrônicas, da Animasonho (RS)]

Além do Laborarte (MA), participam da etapa ludovicense do festival as companhias Catibrum (MG), Terno Teatro (MG), XPTO (MG), Ateliê ao Vivo dos Mestres Mamulengueiros (PE/RN), Mamulengo Presepada (DF), Mão Molenga (PE), Contadores de História (RJ), Anima Sonho (RS), Trip Teatro de Animação (SC), Pia Fraus (SP) e Truks (SP).

Saiba mais – No site do festival é possível acessar toda a programação, ler as sinopses dos espetáculos, conhecer um pouco mais da história das companhias, além de outras notícias.

[DO Debate de hoje. Fotos: SESI/Divulgação]

Autor: Zema Ribeiro

Homem de vícios antigos, ainda compra livros, discos e jornais. Pai do José Antonio. Apresenta o Balaio Cultural (com Gisa Franco, aos sábados, das 13h às 15h, na Rádio Timbira AM). Coautor de "Chorografia do Maranhão" (Pitomba!, 2018) e autor de "Penúltima página: Cultura no Vias de Fato" (Passagens, 2020). Antifascista.

2 comentários em “SESI BONECOS NOVAMENTE EM SÃO LUÍS”

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: