SEIS ÀS SEIS

Materinha que saiu nO Debate de ontem. Acabou assinada, embora eu mesmo só tenha (re-)escrito os dois primeiros paragrafinhos. As datas já estão corrigidas, para quem (só) lê aqui (e hoje).

UFMA EM SEIS TÍTULOS

UFMA lança amanhã primeira metade dos volumes da coleção CCSo Teses e Dissertações previstos para 2010

POR ZEMA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

Com o lançamento de nada menos que seis títulos a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) inaugura hoje (23) a Coleção CCSo Teses e Dissertações 2010. A noite de autógrafos coletiva acontece a partir das 18h, no Palácio Cristo Rei (Praça Gonçalves Dias, Centro), e dela participarão os professores/as-autores/as Maria do Socorro Sousa de Araújo, Maria José Cardozo, Francisco Gonçalves da Conceição, Marilete Geralda da Silva, Carlos Agostinho Macedo Couto e Silvana Vetter.

A seleção das publicações aconteceu por meio de edital e ainda este ano mais seis títulos serão publicados. Entre os lançamentos de amanhã temas como política, sociedade, pobreza, educação, comunicação e terceira idade. A Editora da UFMA (Edufma), que publica todos os títulos, passou recentemente por melhorias.

Títulos
Veja abaixo um breve resumo das obras*

Fome de pão e de beleza: pobreza, filantropia e direitos sociais, da Profª. Dra. Maria do Socorro Sousa de Araújo – A partir de uma perspectiva que busca dar conta da fronteira entre filantropia e direitos sociais, a autora nos conduz por uma análise do denominado Fome Zero como expressão do movimento pendular entre políticas estruturais, ações emergenciais e mobilização social. A diferença entre filantropia e direitos sociais é percebida, não através de binarismos, mas como sugere Hall, como place de passage e significados que são posicionais e relacionais, sempre em deslize ao longo de um espectro sem começo nem fim.

Reforma do Ensino Médio, da Profª. Drª. Maria José Cardozo – A obra situa-se no contexto da atual crise do capital, num momento em que a chamada acumulação flexível vem provocando mudanças significativas no emprego, no mercado de trabalho, nas formas de representação sindical e política dos trabalhadores e nos perfis de qualificação e formação dos trabalhadores.


[O Dissídio das Vozes – A política dos jornais segundo os manuais de redação Folha, Estado e Globo. Capa. Reprodução]

O Dissídio das Vozes – A política dos jornais segundo os manuais de redação Folha, Estado e Globo, do Prof. Dr. Francisco Gonçalves da Conceição – O livro é resultado de pesquisa desenvolvida sobre a racionalização das práticas discursivas dos jornais, aqui entendidos como instituições e produtos, e a regulação de espaços públicos na sociedade brasileira. Para efeito desta investigação, o autor tomou como referência específicos processos de racionalização empreendidos pelos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo, a partir dos anos 1980 e 90. Nesse período, os jornais produziram e disponibilizaram para o grande público, através da venda em rede de livrarias, seus manuais de redação e estilo, que podem ser classificados por tecnologias de produção discursiva.

Crianças Diagnosticadas com TDA/H, da Profª. Dra. Marilete Geralda da Silva – A autora focaliza as relações entre as expectativas dos pais e a sua participação na escola, analisando a complexidade dessas relações. O interesse deste trabalho é fornecer indicações para os pais das crianças que estão, geralmente, muito sensibilizados pela situação. Estão tão mobilizados pela agitação e imprevisibilidade do cotidiano, que têm dificuldades de avaliar suas expectativas e de como podem participar da escolarização sem atrapalhar a aceitação de seus filhos. Permite aos professores entender melhor seus alunos e as respectivas famílias. Efetivamente, para os professores, as crianças com TDA/H não correspondem aos alunos ideais, mas a seu exato contrário. São desatentos, irrequietos, não conseguem ficar parados, nem sentados. Apesar de poder aprender e, geralmente, não apresentar atrasos intelectuais, eles perturbam a situação escolar clássica. Às vezes, são considerados alunos muito mais difíceis que crianças deficientes mentais, com menos possibilidades de aprendizagem, mas bem mais sossegadas.


[Estado, Mídia e Oligarquia. Capa. Reprodução]

Estado, Mídia e Oligarquia, do Prof. Dr. Carlos Agostinho Macedo Couto – O trabalho que aqui se desenvolve pretende expor a relação dos meios de comunicação de massa com o mundo da política, com os partidos políticos, com o Estado e com as possibilidades de conquista e/ou manutenção do poder a partir da utilização desses meios, tendo como base as relações do poder instituído e de grupos político-partidários com veículos de comunicação do estado do Maranhão.


[Memórias de leitura de pessoas idosas. Capa. Reprodução]

Memórias de Leitura de Pessoas Idosas, da Profª. Ms. Silvana Vetter – Investigar as memórias de leitura de pessoas idosas é reviver o passado. Para isso a autora recorreu à História Oral com o intuito de buscar o entendimento das memórias de leitura dessas pessoas, organizando as diferenças, ausências e conquistas relatadas por elas, através de categorias como: história cultural, oral e de vida; aspectos sociais da memória; aspectos sócio-históricos e memória da educação; leitura e pessoas idosas.

Serviço

O quê: Noite de autógrafos coletiva: Coleção CCSo Teses e Dissertações 2010.
Quem: os professores/as-autores/as Maria do Socorro Sousa de Araújo, Maria José Cardozo, Francisco Gonçalves da Conceição, Marilete Geralda da Silva, Carlos Agostinho Macedo Couto e Silvana Vetter.
Onde: Palácio Cristo Rei (Praça Gonçalves Dias, Centro).
Quando: quinta-feira (23), às 18h.
*As sinopses dos livros são da assessoria. O valor de venda dos mesmos não foi informado.

Autor: Zema Ribeiro

Homem de vícios antigos, ainda compra livros, discos e jornais. Pai do José Antonio. Apresenta o Balaio Cultural (com Gisa Franco, aos sábados, das 13h às 15h, na Rádio Timbira AM). Coautor de "Chorografia do Maranhão" (Pitomba!, 2018) e autor de "Penúltima página: Cultura no Vias de Fato" (Passagens, 2020). Antifascista.

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: