V VIAS DE FATO

Já está nas melhores bancas a quinta edição do jornal mensal Vias de Fato. Já nem digo melhores bancas da Ilha, pois o editorial me informa que o Vias já chega a 92 municípios maranhenses. Em São Luís continuo recomendando a banca de meu amigo Dacio, logo ali no estacionamento da Praia Grande.

A manchete de capa destaca o centenário da médica e militante comunista Maria Aragão (Pindaré-Mirim, 10.fev.1910 – São Luís, 23.jul.1991). Duas páginas (matéria de Cesar Teixeira e textos do inédito Maria Aragão no fio da história, de Emílio Azevedo) esmiuçam sua trajetória ímpar.

Merece destaque também a entrevista com Joãozinho Ribeiro, coordenador executivo da II Conferência Nacional de Cultura, ex-secretario de estado da Cultura do Maranhão, compositor, poeta, professor universitário, entre outros epítetos. Ele que além da agenda de gestor cultural, em 2010 dará especial atenção também ao artista que o habita. A agenda é intensa (e aqui fujo um pouco dos destaques do Vias), começando com o Baile do Parangolé (comemoração dos 31 anos da SMDH) e o desfile da Favela do Samba, ambos homenageando Cesar Teixeira (editor do VF), além de uma série de shows (divididos com o próprio Cesar e Josias Sobrinho) em homenagem a Noel Rosa (como Maria Aragão, também centenário em 2010) e o relançamento de Paisagem Feita de Tempo (adianto, na condição de editor do homem: surpresas para esta segunda edição) e a comemoração atrasada de seus 30 anos de carreira musical (completados ainda em 2009).

No VF há ainda um texto de Emílio Azevedo sobre O comício de Bacabeira (é este o título), um deste blogueiro sobre o novótimo disco de Lena Machado, além de homenagens às estrelas subidas Dona Lili (Guimarães, 29.jun.1929 – São Luís, 31.jan.2010) e Escrete (São Luís, 15.mar.1952 – 25.jan.2007).

Mais não digo, por enquanto, por não ter terminado a leitura (ainda. Volto a ela, pois!). Assinem!: (98) 8145-5052, 8123-5184, jornalviasdefato@gmail.com

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s