LENA É SHOW E FAZ SHOW!


[Foto: Rivânio Almeida Santos]

Tomo emprestado o entusiástico título do e-mail que recebi da amiga Joisiane Gamba convocando uma turma de amigos para se reunir hoje no Cantinho da Estrela, segundo ela escreve “para se abraçar e energizar para a passagem de ano”. O e-mail, as boas energias, a reunião de amigos, o restaurante, já configurado como um importante espaço para a boa música produzida em São Luís do Maranhão, tudo faz jus a Lena Machado (foto), essa grande amiga, esse grande talento, e o bonito show que ela preparou e que todo mundo que me lê por aqui já sabe os motivos de seu adiamento: é hoje, turma, se liguem! (enquanto isso a televisão não para de mostrar os prêmios ganhos pela Cemar, a empresa que mais cresceu em não sei o quê e não sei o quê mais em 2009).

Muitos suspeitam o porquê de eu falar tanto de Lena Machado. Seria por amizade? Garanto-lhes que não. Ainda lembro (e essa é mais uma história certamente já conhecida dos que aqui me leem), se não exatamente o dia, como nos conhecemos: eu trabalhava na Sociedade Maranhense de Direitos Humanos e ela na Cáritas Brasileira Regional Maranhão (onde hoje trabalhamos juntos e não é raro ser presenteado no meio do expediente com seu belo canto) e então produzíamos o aniversário de 26 anos da SMDH. Em 12 de fevereiro de 2005 um show comemorativo reuniria no mesmo palco o Bloco Afro Akomabu, Gildomar Marinho, Joãozinho Ribeiro, Cesar Teixeira e ela, de quem até então eu nunca tinha ouvido falar. Indicaram seu nome para compor a programação e eu, sem nunca tê-la ouvido, confiando na indicação (não lembro de quem) e na causa (era ligada a uma organização de direitos humanos também), soltei a moça entre as feras.

Ninguém se arrependeu: Lena Machado mostrou que entendia do riscado e fez bonito, interpretando João do Vale, Antonio Vieira e Humberto de Maracanã. Já demonstrava ali, sabedoria, no melhor sentido da palavra, inclusive ao valorizar compositores maranhenses. O resto é história (mais uma já conhecida dos leitores): no ano seguinte a Cáritas completava 50 anos de atuação no Brasil. O Regional Maranhão do organismo da Igreja Católica, de atuação internacional, bancou Canção de Vida, disco promocional “institutional” que seria a estreia de Lena Machado, onde ela interpretava diversas músicas que marcaram a atuação da Cáritas no Maranhão e de outras organizações ligadas à defesa, promoção e proteção dos direitos humanos: Milhões de uns (Joãozinho Ribeiro), Oração latina (Cesar Teixeira), de onde foi tirado o verso-título do disco, O que é o que é? (Gonzaguinha), Sem resposta (Chico Canhoto), Sobradinho (Sá e Guarabira), Minha história (João do Vale), entre outras.

O ano que se encerra deveria ter marcado o lançamento de seu Samba de minha aldeia, já completamente finalizado. Motivos de força maior não permitiram, mas este seu segundo disco chega logo no acender das luzes de 2010 e é possível que uma noite de autógrafos aconteça ainda em janeiro (show de lançamento mais pra frente). Quem quiser ver, ao vivo, parte deste belo trabalho, apareça hoje, às 20h, no Restaurante Cantinho da Estrela (Rua do Giz, 175, Praia Grande, em frente à Praça Valdelino Cécio). O ingresso custa apenas R$ 10,00. Lena Machado estará acompanhada pelOs Pregoeiros: João Eudes (violão sete cordas), Rafael Guterres (cavaquinho), Osmarzinho (saxofone), Wanderson (percussão) e Lazico (percussão). E quando eu falo em “ver parte deste belo trabalho” não é por ela simplesmente guardar surpresas: é que ela também vai cantar Suely Mesquita, João Nogueira, Chico Buarque, Paulo César Pinheiro, Caetano Veloso, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola e Sivuca, entre outros.

A noite promete: primeiro arrastam-se as cadeiras para esvaziar o salão. Depois enche-se o salão, todo mundo arrastando o pé no samba e no choro. De alegria: a ótima noite anunciando um ótimo ano.

2 comentários em “LENA É SHOW E FAZ SHOW!

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s