TRIBUNA CULTURAL

por Zema Ribeiro*

SAMBA EM CLIMA JAZZY É PURA FESTA

Minha embaixada chegou, de Nenê Cintra, traz leituras de sambas tendendo ao jazz.


[Minha embaixada chegou. Capa. Reprodução]

Velha e nova guardas. Tradição e modernidade – em certo aspecto. Com mais de 25 anos de carreira, Nenê Cintra faz uma mescla em Minha embaixada chegou [Pôr do Som, 2008]. Entre clássicos de nomes como Chico Buarque, Gilberto Gil, Assis Valente (autor da faixa título, em medley com outro clássico seu, Brasil pandeiro), Dorival Caymmi e Paulinho da Viola, entre outros, espaço para nomes novos – mas nem tanto, para ouvidos e olhos mais atentos –, como Chico Saraiva, Marcelo Mainieri e a própria Nenê Cintra – autora de Samba da Yara, única faixa que assina no disco.

A cantora, acompanhada de Marcelo “Bola” Mainieri (contrabaixo e arranjos), Mário Carvalho (piano) e Alê Damasceno (bateria), dá ao repertório, composto em sua grande maioria de sambas, um tom jazzy a temas como Timoneiro (Paulinho da Viola/ Hermínio Bello de Carvalho), Dora (Dorival Caymmi), Lapinha (Baden Powell/ Paulo César Pinheiro), Feitiço da Vila (Noel Rosa/ Vadico), Pop wu wei (Gilberto Gil) e os citados temas de Assis Valente, entre outras.

“Essa coisa de riso e de festa, só tem aqui/ baticum, ziriguidum, dois mil e um, só tem aqui”, anuncia O dia em que faremos contato (Lenine/ Bráulio Tavares), outra faixa do disco, a que abre Minha embaixada chegou. Nenê Cintra anuncia o jazz que pauta seu samba, sua festa, sua embaixada.

*Zema Ribeiro escreve no blogue http://zemaribeiro.blogspot.com

[Tribuna do Nordeste, ontem]

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s