I MOSTRA ABD-MA DE CINEMA E VÍDEO

Com entrada franca e sorteio de brindes, mostra de cinema e vídeo trará exibições e debate.

O Cine Praia Grande (Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Praia Grande) sediará, hoje (25) e amanhã (26), sempre às 19h, a I Mostra ABD-MA de Cinema e Vídeo, organizada, como o título já entrega, pela Associação Brasileira de Documentaristas – Seccional Maranhão.

A ideia é divulgar e homenagear o cinema maranhense através de suas realizações mais significativas, que contribuíram para dar visibilidade e respeito ao audiovisual maranhense dentro e fora do estado. O critério de seleção foi baseado na representatividade histórica dos trabalhos e em suas respectivas participações e premiações em diversos festivais regionais, nacionais e internacionais, de cinema e vídeo.

Além da exibição dos filmes e vídeos, acontecerão sorteios de dois livros e de um filme, cedidos pela Livraria Belas Artes e Lume Filmes, respectivamente, que apoiam a iniciativa.

Sábado, após a segunda sessão de exibição dos títulos (veja lista a seguir), haverá debate com os jornalistas Celso Borges, Eduardo Júlio e Zema Ribeiro.

Mostra – Foram selecionados para a mostra os vídeos No Fiel da Balança (Vídeo/DOC), O Ganhador (Vídeo/Ficção) e I Want You (Vídeo/Videoarte-Experimental) e os filmes Litania da Velha (35 mm/Ficção), Rosas (35 mm/Ficção), Quem Matou Elias Zí? (16 mm/DOC), Bom Te Ver (35 mm/DOC), Tambor de Crioula (16 mm/DOC), Borralho (16 mm/Ficção), Infernos (35 mm/DOC), Ódio (35 mm/Ficção), O Incompreendido (35 mm/Ficção), Reverso (35 mm/Ficção), Pelo Ouvido (35 mm/Ficção) e Jardins Supensos (35 mm/Ficção).

A I Mostra ABD-MA de cinema e vídeo homenageará ainda Leonildo Peixoto Martins, proprietário do Bar do Léo, verdadeiro museu vivo da cultura maranhense; Rodiney da Silva, o DJ Rony, de 19 anos, diretor do filme O cabeça de cuia e do inconcluso Ouija, do município de Trizidela do Vale, que realizou um documentário sobre a enchente em sua cidade e passou a distribuir seu trabalho no comércio informal para tirar sustento; Joaquim Haickel, autor do prêmio da Assembléia Legislativa para o cinema maranhense; e Euclides Moreira, por sua dedicação ao audiovisual maranhense, seja como realizador, seja à frente do Departamento de Assuntos Culturais da UFMA e, agora, à frente da Fundação Municipal de Cultura (FUNC).

[Eu de novo, acá, compartilhando agenda. Quem puder ir…]

2 comentários em “I MOSTRA ABD-MA DE CINEMA E VÍDEO

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s