TERRA DO AÇAÍ

Melhor se a cor que cobre a paisagem de Açailândia fosse do vermelho juçara da fruta-irmã que lhe batiza. Pena, está mais para ferrugem. Mais bonito que Açailândia, aliás, só mesmo Juçaralândia, se assim se chamasse a cidade feia. Cidade feia de nome bonito, Açailândia não nasceu assim: foi-se enfeiando à custa da maquiagem que lhe passam aqueles que acreditam em desenvolvimento a qualquer custo e qualquer preço. De preferência, barato para quem enfeia as cidades, desrespeita os direitos humanos, adoece a população e caríssimo para a população que sofre com o enfeiamento das cidades e os direitos violados.

É claro que televisão nenhuma exibirá o vídeo abaixo, com pequenas falhas técnicas (detalhes) e amadorismo perceptíveis a olho nu. Nenhuma crítica de minha parte: que bom se todos que têm cidades enfeiadas pelo processo predatório, direitos humanos violados etc., fizessem valer a câmera na mão e a ideia na cabeça e youtubassem, e blogassem e o escambau.

Multiplique esse vídeo. Ouça, veja, dê voz a quem precisa. Não basta ficar esperneando, dizendo que todo político é ladrão, que o país não tem jeito, que isso é assim mesmo, que garrafa não briga com pedra, atitude conformada e, por si mesmo, irresponsável. Conversa! A gente pode e pode muito. E juntos, podemos muito mais.

Recebi o vídeo por e-mail, via Ricarte e Pe. Dário.

Autor: Zema Ribeiro

Homem de vícios antigos, ainda compra livros, discos e jornais. Pai do José Antonio. Apresenta o Balaio Cultural (com Gisa Franco, aos sábados, das 13h às 15h, na Rádio Timbira AM). Coautor de "Chorografia do Maranhão" (Pitomba!, 2018) e autor de "Penúltima página: Cultura no Vias de Fato" (Passagens, 2020). Antifascista.

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s