UM GATO ZAROLHO MIANDO NA VITROLA

Com cinco anos de estrada, alagoanos da Gato Zarolho apresentam Olho nu fitando átomo, disco pop de influências diversas.

A amiga Laurinete me apresentou a banda alagoana Gato Zarolho completamente por acaso: sei lá como ela a descobriu e mandou-me um e-mail, não pela música: ela viu uma enorme semelhança física – realmente há – entre este colunista e um dos, digamos, gatos zarolhos.

À amiga só me resta agradecer pelo som que agora não me sai da vitrola – e da cachola. Da terra de Wado, outro interessantíssimo nome da, digamos, MPB contemporânea, a banda nos apresenta o ótimo desde o título Olho nu fitando átomo [independente, 2009, disponível para download grátis e “legal” no site da banda].


[Olho nu fitando átomo. Capa. Reprodução]

Marcelo Marques (voz e violão), Vitor Peixoto (guitarra), Yuri Pappas (bateria), Bruno Ribeiro (contrabaixo), Bruno Brandão (percussão), Daniel Soares (percussão) e Gillianne Santos (voz) são de uma geração musical pós-mangue e hibridizam referências, não necessariamente liquidificando-as: entre o acústico e o elétrico, entre o “regional” e o pop-rock, “entre o sertão e o Alasca” (verso de Alasca), o hepteto aponta e perfaz diversos caminhos para chegar a um disco coeso – somem-se aí as referências individuais de cada um de seus integrantes.


[O hepteto alagoano. Foto: divulgação]

Entre o fantástico e o cotidiano, Lampião e Maria Bonita, Chico Buarque na vitrola, samba, baião e pop rock, Gato Zarolho miando onde está, neste mesmo parágrafo, o moço de olhos verdes. Ouçam e vibrem, que sapatos servem para serem jogados em autoridades

[Última Tribuna Cultural de maio, publicada hoje no Tribuna do Nordeste]

*

Com atraso: parabéns aos tios Silvio Fernando (30) e Dijé Viana (31), por mais uma primavera. Tudo de bom, saúde, felicidades e vida longa!

8 comentários em “UM GATO ZAROLHO MIANDO NA VITROLA

  1. Fala, Zema! Aqui é Vitor, guitarrista de Gato Zarolho. Achei teu blog pelo Google e adorei o seu texto sobre nosso disco. Um dos melhores que li sobre a banda desde que lançamos nosso primeiro album! Obrigado pela divulgação de nosso trabalho. Vou divulgar este texto na nossa comunidade no Orkut e no Twitter da banda, certo? Agora fiquei em dúvida com quem da banda cê se parece. hehehe. Depois tenta me esclarecer melhor quem é teu “semelhante”.

    Abraços,
    Vitor.

  2. opa, vitor! à vontade para divulgar, eu é que agradeço. bom, o disco bem traduz o quanto gostei do trabalho de vocês. daí de alagoas também gosto bastante de meu amigo wado. meu “semelhante” é o cara de cavanhaque e óculos que segura o guarda chuva na foto. grande abraço!

  3. Olá, sou Pernambucano e achei vocês meio que de acaso.

    Muito, muito, muito bom o som!
    Eu estou namorando o cd e não consigo parar de ouvir.
    Um belo trabalho, letras lindas… 'Samba Prum Dia Triste' é divina. Escuto comupulsivamente.

    Um forte abraço a todos da banda!

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s