O TERRORISTA DO BARULHO

Em novo disco, Marcelo D2 repete “estética do barulho”, sua fórmula “à procura da batida perfeita”.

Quando lançou seu Acústico MTV (2004), Marcelo D2 mostrou-se, à época, um dos artistas brasileiros de mais rápida evolução (em menor tempo): a simbiose entre samba e rap dava novo fôlego à música brasileira. “Fazer barulho!” era o grito de guerra, as palavras de ordem do artista que, antes, à frente do Planet Hemp, também já fazia barulho, tanto na música produzida pelo grupo em si, quanto nas constantes confusões envolvendo a apologia à maconha, musicalmente ou nas atitudes dos membros da banda.

Em A arte do barulho [EMI Music, 2009, R$ 24,90], “fazer barulho” é grito que continua sendo evocado, levando D2 ao risco de se autorrepetir. É aí que o rapper-sambista se reinventa: leva seus horizontes até além do rap e do samba, às vezes tornando ao rock dos tempos de Planet Hemp, às vezes tendendo à bossa de Marcos Valle (um dos muitos convidados do disco, em Afropunk no Valle do rap, cujo título já anuncia a participação especial) ou ao funk de Zuzuca Poderosa (outra, radicada nos EUA, em Meu tambor). Não à toa, D2 aparece na capa (e no encarte) posando de “terrorista” (do som) e no encarte imita a “moda mangue”, difundida nos anos 90 por Chico Science e cia.

Alguns convidados aparecem menos do que deveriam, ofuscados pelo barulho de D2, caso de Mariana Aydar (em Fala sério!). Outros que participam dA arte do barulho são Seu Jorge (na faixa título e em Pode acreditar), Aori (faixa título), Thalma de Freitas (Oquêcêqué? e Ela disse), Stephan Peixoto, filho do artista (Atividade na laje), o rapper ianque Medaphor (Kush), Roberta Sá (Minha missão) e Cabeza de Panda (Vem comigo que eu te levo pro céu).

Marcelo D2 continua procurando a batida perfeita. Enquanto não encontra faz arte, barulho, e se diverte divertindo.

[Tribuna Cultural (também) de domingo (24), no jornal Tribuna do Nordeste]

2 comentários em “O TERRORISTA DO BARULHO

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s