PARA VER AS MENINAS DO BRASIL*

É bem sucedido e emocionante o encontro musical de Jussara Silveira, Teresa Cristina e Rita Ribeiro.

As três cores do semáforo na vasta avenida musical que percorrem Jussara Silveira, Teresa Cristina e Rita Ribeiro indicam convergentes possibilidades: pare, olhe, escute. Não há como não prestar atenção a este encontro. Três cantoras da nem tão nova eme-pê-bê, tão parecidas, tão diferentes, a baiana-mineira, a carioca, a maranhense.


[Três Meninas do Brasil. Capa. Reprodução.]

As Três Meninas do Brasil [Biscoito Fino/Quitanda, 2008, R$ 42,90 em média] – verso da música Meninas do Brasil, de Moraes Moreira e Fausto Nilo que abre e batiza esta união – destrincham um diversificado repertório onde as particularidades de cada menina são respeitadas sem uma se sobrepor a outra. É bonito ver, quando uma canta sozinha, as outras duas sentadas, em pleno palco, cantando fora dos microfones, batendo palmas, dançando.

Sóbrio, o experiente maestro Jaime Alem – de Maria Bethânia, proprietária do selo Quitanda, que lança o dvd pela Biscoito Fino – diverte-se. E quem não, ali? Os manos da banda, as minas do palco, estrelas que floram – flores que estrelam – a bandeira brasileira, o Brasil a imensa avenida musical por onde passeiam o girl-power-trio, as meninas super-poderosas da música brasileira.

Marisa Monte (Seo Zé, em parceria com Nando Reis e Carlinhos Brown) é a única mulher a comparecer ao repertório, além de Teresa Cristina (Cantar) e Rita Ribeiro (Divino, em parceria com Zeca Baleiro). Da vontade daquela cantar a música dessa meio que surge o projeto, o show gravado ao vivo em 24 de agosto do ano passado no Teatro Municipal de Niterói.

Não há risco de avançar o sinal: meninos e meninas do Brasil se deterão diante do vestido amarelo de Jussara Silveira, do verde de Teresa Cristina e do vermelho de Rita Ribeiro, ao menos até o fim do dvd. Quem não se emocionar devia ser multado. Há risco de vários repeats.

[*O título deste texto mescla os das músicas Para ver as meninas (Paulinho da Viola) e Meninas do Brasil (Moraes Moreira e Fausto Nilo), ambas gravadas em Três Meninas do Brasil.]

[Tribuna Cultural, Tribuna do Nordeste, ontem]

Autor: Zema Ribeiro

Homem de vícios antigos, ainda compra livros, discos e jornais. Pai do José Antonio. Apresenta o Balaio Cultural (com Gisa Franco, aos sábados, das 13h às 15h, na Rádio Timbira AM). Coautor de "Chorografia do Maranhão" (Pitomba!, 2018) e autor de "Penúltima página: Cultura no Vias de Fato" (Passagens, 2020). Antifascista.

3 comentários em “PARA VER AS MENINAS DO BRASIL*”

  1. oh, donna… obrigadíssimo. sei de sua sinceridade.pode crer. a primeira coisa que ouvi de jussara na vida foi uma regravação d”a volta da xanduzinha”, de mr. tom zé. fueda mesmo.abraços!

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: