A PRIMEIRA DO ANO

O PECADINHO DE MARCIA CASTRO: PECADO É NÃO OUVIR!

A cantora baiana Marcia Castro reúne diversos compositores brasileiros em avenida musical vasta e charmosa: Pecadinho, seu disco de estréia.


[A baiana Marcia Castro foge de obviedades em seu disco de estréia. Foto: site da cantora]

Certas coisas não merecem obediência: a placa de “pare” numa das esquinas da Avenida Otávio Mangabeira, exposta na capa de Pecadinho (2007), estréia da baiana Marcia Castro em disco é uma delas. E não se preocupe com o cão aparentemente feroz que a cantora traz na coleira: é avançar a sinalização e, literalmente, cair no Frevo, isto é, no Pecadinho (1972) de Tom Zé e Tuzé de Abreu, que acaba por batizar o belo trabalho, vencedor do prêmio Brasken Cultura e Arte 2006.

Ao longo da avenida musical de Marcia Castro – uma Bahia, um Brasil inteiros – em vez de placas de “pare”, placas de “ouça!” deveriam ser instaladas. Por lá passeiam compositores como Zeca Baleiro (Nega neguinha), Sérgio Sampaio (Em nome de Deus), Kléber Albuquerque (Futebol para principiantes), Roque Ferreira (Barulho, cujos vocais Marcia divide com Zélia Duncan), Manuela Rodrigues (Barraqueira, com participação especial da compositora), J. Velloso (Medo), Itamar Assumpção (Tua boca), Jorge Mautner (Rainha do Egito) e, entre outros, Luciano Salvador Bahia, que além de assinar Queda, é responsável pelos arranjos, direção e produção musical.

Uma faixa bônus, vídeo clipe interativo, transforma o Pecadinho em Picadinho, onde aparece Tom Zé, que não canta, mas (se) diverte. A audição deste disco, aliás, é pecadinho que todos devem cometer – a igreja da boa música brasileira há de perdoar quem o fizer. Mas sem “o ano inteiro pra gente pagar”: a audição é que tem que ser constante. Corrigindo a placa da capa: “ouça(m) sem parar!”. Ou, já que o disco não é cerveja, “aprecie sem moderação!”


[capa de Pecadinho. Reprodução]

[Primeira Tribuna Cultural do ano, Tribuna do Nordeste, 4 de janeiro de 2009]

3 comentários em “A PRIMEIRA DO ANO

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s