DUAS RAINHAS


[A rainha da alegria e da irreverência, Patativa. Foto: Paulo Caruá. Acervo Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão]

O riso acima não é forçado. Nem é coisa de momento. Patativa é assim. Sempre. Uma figura querida, vibrante, pra cima. Poderia contar algumas histórias, mas deixo vocês com a letra de Xiri Meu (que transcrevo de cabeça, perdão se erro em algo ou esqueço), composição que eu não sei se ela vai cantar sábado (20) no Clube do Choro Recebe. Sim: é ela a convidada da penúltima edição do projeto em 2008.

Xiri meu
(Patativa)

Menina da saia verde
casaco da mesma cor
pega o teu de mijar
e mete no meu mijador

Eu não dou
xiri meu
eu não dou
xiri meu

Sai daqui, nêgo indecente
educação Deus não te deu
tu morre de dente seco
mas não pega o que é meu

Eu não dou
xiri meu
eu não dou
xiri meu.

A outra rainha que se apresenta essa semana em São Luís é Célia Maria. No Teatro Arthur Azevedo, sexta-feira (19), às 21h. Ingressos: R$ 20,00 (preço único. Metade para estudantes com carteira). Participei do Chorinhos e Chorões de domingo, batendo um papo com Ricarte Almeida Santos, Célia Maria e Celson Mendes (violão e direção musical). Se der, penduro aqui uns trechos da conversa, depois. A produção é de Ópera Night.

São, sem dúvidas, duas apresentações imperdíveis. Já não é sem tempo da gente aprender a gostar da gente.


[A rainha Célia Maria, este blogueiro e Joãozinho Ribeiro, em 2003, nos bastidores do Samba da Minha Terra. Foto: Éder Blue. Acervo pessoal do blogueiro]

Autor: Zema Ribeiro

Homem de vícios antigos, ainda compra livros, discos e jornais. Pai do José Antonio. Apresenta o Balaio Cultural (com Gisa Franco, aos sábados, das 13h às 15h, na Rádio Timbira AM). Coautor de "Chorografia do Maranhão" (Pitomba!, 2018) e autor de "Penúltima página: Cultura no Vias de Fato" (Passagens, 2020). Antifascista.

4 comentários em “DUAS RAINHAS”

  1. Olá Zema
    Estava assistindo uma matéria sobre quilombos maranhenses no sesctv e uma mulher cantou essa música do xiri , minha mulher é maranhense moramos em sp , vim procurar a música e achei aqui com vc , obrigado e grande abc pelo trabalho , se tiver o áudio e puder me mandar agradeceria muito, a família da minha mulher ( 13 irmãos e mãe ) esta toda em sp , adoraria mostrar pra eles !!!

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s