VX SOBE AOS 75

Valêncio Xavier faleceu hoje. Penso que a literatura brasileira perde um de seus maiores escritores em todos os tempos. Penso, não: tenho certeza. A minha certeza.

Na lua de mel, raras as horas em que ligava a tv, insistia em assistir sempre o mesmo canal: um especializado em filmes nacionais, perdão, o nome me foge à memória. Em coisa de dois dias vi duas ou três vezes o nome de Valêncio Xavier nas letrinhas que sobem ao final dos filmes. Era demais, o velhinho.

Tinha 75 anos, mesma idade que tinha Waldick Soriano quando faleceu. Quiçá dos mesmos males, já não lembro a causa mortis do ídolo de terno e chapéu pretos e óculos escuros. E deixo as semelhanças por aí que mais não sei se há.

Pouco li Valêncio Xavier, ou ao menos, menos que deveria. Como ouvi pouco Waldick. Mas o que li/ouvi de ambos, o fiz profunda e apaixonadamente. Tarefa fácil, aliás: suas obras eram apaixonantes. Aliás, continuam sendo.

Valêncio Xavier subiu. Eu fico mais triste, a literatura brasileira perde um grande nome, repito. É como disse um amigo no e-mail que me trouxe a péssima notícia: merda!

3 comentários em “VX SOBE AOS 75

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s