(mais) literatura

Literatura em pauta

Plano Editorial da Secretaria de Cultura será lançado terça-feira e contará com a participação de importantes nomes no cenário da literatura maranhense.

Será lançado nesta terça-feira (28) o Plano Editorial Secma 2007 – Prêmio Gonçalves Dias de Literatura. A idéia do concurso, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, é descobrir novos talentos das letras maranhenses. A solenidade de lançamento acontece às 19h, no Auditório da Biblioteca Pública Benedito Leite (Praça do Pantheon, s/nº., Centro).

“O Prêmio Gonçalves Dias de Literatura é o resultado de um trabalho de meses, desenvolvido pelo Núcleo de Literatura da Secma e busca ser abrangente, tanto com relação às categorias pensadas quanto ao atingir o Maranhão como um todo”, afirma Zema Ribeiro, membro do Núcleo.

São nove categorias: romance, novela, crônica, conto, poema, ensaio, literatura infantil e juvenil, teatro e engenho e arte. “Esta última categoria foi pensada para contemplar processos criativos que não se enquadrem nas demais. É uma forma de não limitarmos a criatividade de nossos autores, fazendo valer o documento que norteia as ações dessa gestão: a imaginação a serviço da cidadania e do desenvolvimento”, afirmou o Secretário de Estado da Cultura Joãozinho Ribeiro.

Duas grandes novidades envolvem o Plano Editorial Secma 2007: ele leva o nome de Gonçalves Dias, conhecidíssimo escritor maranhense – que terá uma obra pouco conhecida reeditada no plano: “Brasil e Oceania”, um dos primeiros estudos antropológicos feitos no país – e a cada ano homenageará um escritor maranhense; a outra é que o Plano Editorial será transformado em Lei Estadual, tendo sua realização garantida anualmente. “Nunca se pensou, aqui, em uma política pública voltada para a literatura. A transformação do plano em lei não é tudo, mas é, sem dúvidas, um bom começo. Isso garantirá a realização do concurso, independentemente das trocas de gestores”, afirmou Zema Ribeiro.

O lançamento do Plano Editorial Secma 2007 terá recital de poemas com o Grupo Poiesis, que vem agitando a cena na capital maranhense, e reunirá importantes nomes da literatura maranhense: o Secretário de Estado da Cultura, Joãozinho Ribeiro, que também é poeta e publicou ano passado o livro “Paisagem Feita de Tempo”; o poeta e jornalista maranhense radicado em São Paulo, Celso Borges que, na noite, autografa seu “Música”, livro-disco bem aceito pela crítica; Alberico Carneiro, membro do Núcleo de Literatura da Secma e editor do Suplemento Cultural e Literário JP Guesa Errante, atualmente o único do gênero no Maranhão; e o editor Adalberto Franklin, que por sua Ética Editora, de Imperatriz, já publicou mais de duzentos títulos, de 1991, para cá, um marco para a produção de livros no Estado. Todos farão breves falas sobre suas experiências literárias.

O Núcleo de Literatura da Secretaria de Estado da Cultura procurou seguir os princípios que têm norteado as ações da Secma em todos os campos de atuação da mesma: inclusão, pluralidade, interiorização e criatividade. O Núcleo é composto por Alberico Carneiro, Antonio Ailton, José Maria Nascimento, Nauro Machado, Wilson Martins e Zema Ribeiro. As comissões de leitura, que irão analisar as obras – que podem ser inscritas na Secma (Rua Portugal, 303, Praia Grande) a partir de quarta-feira (29) – irão também contemplar estes critérios e estão sendo definidas.

O regulamento do Prêmio Gonçalves Dias pode ser consultado no site da Secma. As incrições vão até o dia 11 de outubro e os resultados serão publicados no site e na imprensa a partir do dia 19 de novembro. A premiação para cada categoria é de dez salários mínimos, mais a publicação da obra.

*

[os trechos em itálico fazem parte do release encaminhado à imprensa. os três primeiros parágrafos foram publicados na edição de hoje do jornal pequeno, com o título plano editorial da secma será lançado na terça-feira]

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s