sobras completas

Maurício Tapajós tributado com repertório quase completamente inédito – e ótimo.

por Zema Ribeiro*

Sobras repletas[CPC-UMES, 2006, R$ 16,90] é um tributo ao compositor Maurício Tapajós e celebra 25 anos da AMAR (Associação dos Músicos, Arranjadores e Regentes), entidade que ele fundou e chegou a presidir – entre outras iniciativas dele como militante cultural, vale destacar a criação da gravadora Saci (Sociedade de Artistas e Compositores Independentes).

Como o músico não era apenas um músico, embora isto não seja pouco, o projeto homônimo não se limita ao tributo – este, por sua vez, não se limita à seleção de grandes sucessos de sua autoria, que não são poucos.

Ainda em 2005, quando Tapajós – de uma família de músicos, alguém há de lembrar do irmão Paulinho – completou 10 anos de falecido, foi lançado o site http://www.mauriciotapajos.com.br, que reúne trajetórias artística e pessoal, fotos, partituras e áudio de suas obras (incluindo raridades, como gravações caseiras).

Sobras repletas” – o disco – reúne nomes como Chico Buarque, Joyce, MPB-4, Zé Renato e Guinga, entre os já conhecidíssimos do público, e traz interpretações bastante agradáveis de Tatiana Parra e Fabiana Cozza – esta, a grande surpresa do disco (talvez por isso guardada para o final), cantando a belíssima e engraçada “Vou deixar pra amanhã” (parceria de Tapajós com João Nogueira e Aldir Blanc) –, entre outros, para um repertório quase totalmente inédito, composto com nomes como Paulo César Pinheiro (seu parceiro mais constante), Capinam, Nelson Cavaquinho e o poeta Cacaso, apenas para citar alguns.

*correspondente para o Maranhão do site Overmundo, escreve no blogue http://zemaribeiro.blogspot.com

[jornal pequeno, jp turismo, primeira classe, hoje]

2 comentários em “sobras completas

  1. Fala poeta!Passei no blog para dar uma espiada, desta vez com 4 dias de atraso. Mas vi que você lembrou o meu aniversário, ao contrário deste seu amigo velho que esquece até o da própria mãe.O café literário com Nauro Machado foi adiado porque um dos debatedores foi acometido de pneumonia… Assim que remarcarmos, te refaço o convite.Abração!Fred

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s