o desastronauta

[jornal pequeno, jp turismo, primeira classe, hoje]

Retrato da literatura enquanto vida

Flávio Moreira da Costa integra time de brasileiros reeditados pela Agir.

por Zema Ribeiro*

Sobre o livro de Flávio Moreira da Costa, escreveu o argentino Júlio Cortázar, em carta ao autor brasileiro: “”O desastronauta[Agir, 2006, 235 páginas, R$ 34,90] é um título formidável”. Concordando, acrescento que o subtítulo também o é: “Ok, Jack Kerouac, nós estamos te esperando em Copacabana”, citando o beat-mor, autor com que a prosa caótica o anti-romance tupiniquim dialoga diretamente.

Um diário desordenado de Cláudio Crasso, bloco de anotações de um homem que constrói sua própria geografia, como o autor que deixa personagens – ele próprio, um deles – inconclusos e até mesmo indagações ao leitor, em meio ao processo de construção da obra. Colagens de obras alheias, poemas e até mesmo listas de livros, bem antes das top5 nickhornbyanas.

Esta edição comemorativa de 35 anos de publicação de “O desastronauta” ganha capítulos novos – que já estavam escritos à época – e uma revisão do autor, além de trazer posfácio de Dyonélio Machado e Wilson Coutinho e um apêndice com críticas publicadas sobre o livro, que inaugura a Trilogia do Espanto, continuada com “A perseguição (Eu vi a máfia de perto)” [Francisco Alves, 1973] e “As armas e os barões” [Imago, 1975].

Tempo de Agir – A Editora Agir tem dedicado espaço em seu catálogo para reedição de obras de qualidade da literatura brasileira de outrora: publicado pela primeira vez em 1971, “O desastronauta” é uma das obras de Flávio Moreira da Costa republicadas. Outro autor que tem tido destaque é Stanislaw Ponte Preta (o Sérgio Porto), cujas obras completas estão sendo relançadas.

*correspondente para o Maranhão do site Overmundo, escreve no blogue http://zemaribeiro.blogspot.com

2 comentários em “o desastronauta

  1. Obrigado pelas palavras carinhosas em relação a “O desastronauta”, meu livro de estréia recentemente reeditado. Um incentivo nunca é demais.

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s