vale protestar realiza espetáculo para enterrar a oligarquia sarney

[release recebido por e-mail]

O Vale Protestar retorna nesta sexta-feira com todo gás à Praça Nauro Machado (Praia Grande), a partir das 18h30min, com um espetáculo que inclui a reapresentação do intrigante esquete “O Batizado do Boi de Taipa” e um esperado show musical com a participação dos compositores maranhenses Escrete, Joãozinho Ribeiro e Cesar Teixeira, além da cantora Lena Machado e do Bloco Afro Akomabu.

A abertura ficará sob a responsabilidade do ator Moisés Nobre e da noviça Nadnamara, com seu violão rebelde, seguindo-se a apresentação do drama das Catirinas famintas que enfrentam a Madrinha vitalícia dos bois do Maranhão, mais conhecida como “A Branca”, ou “Rosengana”. O show musical está marcado para as 19h30min e não tem hora para acabar, pois o palco vai ficar à disposição dos sambistas do Beco da Faustina.

Durante todo o dia, a Praça Nauro Machado será também ocupada por uma mobilização em torno da campanha “Xô Rosengana“, com panfletagem contra a candidatura da filha do Faraó de Curupu e a continuação dos trabalhos de serigrafia em camisas.

O movimento Vale Protestar está nas ruas de São Luís desde o dia 21 de julho, quando realizou uma passeata até o Convento das Mercês, onde a Polícia Militar fechou os portões e impediu seus integrantes de entrarem para fazer uma panfletagem contra a grilagem do prédio pelo grupo Sarney. Nas semanas seguintes foram realizadas várias encenações de “O Batizado do Boi de Taipa” na Praia Grande e na cidade de Alcântara.

No dia 18 de agosto houve passeata e panfletagem na Rua Grande, sendo a personagem “Rosengana” vaiada o tempo todo, enquanto tentava comprar o voto do povo com dinheiro falso. A manifestação contou com a presença de militantes do Movimento Popular de Lutas Urbanas do João de Deus, do MST e lideranças de alguns partidos contrários ao monopólio da oligarquia Sarney na vida política do Maranhão, seguindo-se ainda a apresentação da peça teatral na Praça Deodoro.

Segundo o comitê de organização do Vale Protestar, a cacetada vai ser dura nesta sexta-feira, porém com muito humor, poesia e música. “É assim que a comunidade de São Luís pretende fazer os últimos preparativos para o enterro definitivo dos supostos donos do Maranhão, e, sobretudo festejar sua derrota ao ritmo das matracas, antes mesmo das eleições de 1º de outubro”.

VALE PROTESTAR
Convite Político-Cultural

O Vale Protestar realiza nesta sexta-feira, a partir das 18h30min, uma programação cultural com a apresentação do esquete teatral “O Batizado do Boi de Taipa” e show musical com Moisés Nobre, Nadnamara, Escrete, Joãzinho Ribeiro, Cesar Teixeira, Lena Machado e a Banda Afro Akomabu. Em seguida, o palco ficará à disposição do grupo de sambistas do Beco da Faustina, sem hora para acabar.

Durante todo o dia, a Praça Nauro Machado vai ser mobilizada pela Campanha “Xô Rosengana“, com a continuação das atividades de serigrafia em camisetas e panfletagem contra a candidatura de Roseana Sarney ao governo do Estado. A programação faz parte da mobilização político-cultural iniciada em julho pelo Vale Protestar contra a Oligarquia Sarney.

A Comissão Organizadora

*

Visitem: http://www.flogao.com.br/valeprotestar; as ilustrações deste post são de lá.

Autor: Zema Ribeiro

Homem de vícios antigos, ainda compra livros, discos e jornais. Pai do José Antonio. Apresenta o Balaio Cultural (com Gisa Franco, aos sábados, das 13h às 15h, na Rádio Timbira AM). Coautor de "Chorografia do Maranhão" (Pitomba!, 2018) e autor de "Penúltima página: Cultura no Vias de Fato" (Passagens, 2020). Antifascista.

10 comentários em “vale protestar realiza espetáculo para enterrar a oligarquia sarney”

  1. Tá ficando grande esse negócio. Bem maior do que quando escrevi no blog…Tchê, a um dado importante a ser levado em conta que é o fato de uma das blogueiras ser assessora da campanha de João Capiberibe. Não que isso torne sem sentido o protesto todo, mas questiona um pouco da inocência do ato dela.Mas claro, o Sarney é sem noção!Abraço, amigo!

  2. Hj vi um negócio engraçado, sobre a QUADRILHA SARNEY. Dizem q o ritual q eles fazem eh: em nome do Pai, em nome da filha e em nome do genro! Fora Corja! Tô com Zema!

  3. “Quando a educação ganhar asas a oligarquia voará!”
    são dois métodos sujos, covardes, q os oligarcas usam q jamais um analfabeto ou pobre descobrirá. Eles se beneficiam da pobreza e miséria alheia e da falta de conhecimento. Ou seja: O povo pobre e tolo é tudo pra manter esses sanguessugas no poder a quase meio séculos. não é atoa q o maior índice de analfabetos está no Ma.
    È o estado mais pobre do Brasil. aqui o povo não tem vez e nem voz, somos amordaçados. Os jornais a tv tomaram conta de tudo; os protestos os movimentos democráticos são engavetados. são atitudes nojentas, ante-democrática em pleno século 21.
    Vamos as ruas juventude e dar um Não a essa oligarquia diabólica.

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: