a carta

Zema Ribeiro – Boa tarde, Kenard!
Roberto Kenard – Diga, Zema.
ZR – Recebeste meu e-mail?
RK – Qual deles?
ZR – Peraí… um intitulado assim: “Zema Ribeiro, ex-colunista do jornal Diário da Manhã”
RK – Sim.
ZR – É que não recebi nenhuma confirmação disso (digo, do recebimento) e me apareceu aqui uma mensagem de erro, com um de teus endereços de e-mail.
RK – Aí é com teu provedor. Bom, vou ter de sair para cortar o cabelo. Entrei no msn apenas para saber se minha coluna havia chegado ao jornal. Abraços.

*

A conversa acima, rápida, deu-se ontem (portanto, após minha saída do Diário da Manhã), via msn. Aí, sua transcrição integral.

Roberto Kenard, para quem não sabe, é Diretor de Redação (além de sócio-proprietário) do citado matutino.

Quem me conhece, sabe que sou um cara pacífico. Não gosto de brigas. Principalmente se a causa não for realmente válida, o que creio ser o caso.

Deixo de escrever a Coluna do Zema no Diário da Manhã por divergências políticas. É só. E só.

Como não gosto de brigas, também não gosto de fuxicos e fofocas. E (somente) para evitá-las é que escrevo as presentes mal-traçadas.

Já é do conhecimento dos que acompanham este blogue (se você não acompanhava, está aí, posts abaixo) a nota “censurada” pelo Diário da Manhã. Abaixo, reproduzo a carta (e-mail) em que comunico minha decisão à diretoria do jornal; a conversa que abre este post deixa bem claro seu comportamento.

*

Eis a carta:

São Luís, 25 de julho de 2006

Ao Sr.
Roberto Kenard
Diretor de Redação
Jornal Diário da Manhã
São Luís/MA

Prezado Senhor,

Ontem, dia 24 de julho de 2006, enviei, em tempo hábil, minha coluna, para publicação hoje, terça-feira, dia 25 de julho no jornal Diário da Manhã. Para minha surpresa, ao abrir o jornal pela manhã, a mesma não estava lá; ainda antes de meio-dia, indaguei, por e-mail, o porquê disto, não obtendo, até às 15h, resposta. Telefonei para a redação do matutino e, falando com Josélia, a mesma alegou-me que a coluna não havia sido publicada por conta do assunto lá tratado.

Perguntei-lhe se tu estavas na redação, no que fui respondido com uma negativa. Pedi-lhe então que ela te avisasse que eu não mais escreveria para o jornal Diário da Manhã – ao menos não na condição de colunista fixo, a em que ora encontrava-me.

Mês passado, tive – sem consulta prévia – o nome de minha coluna mudado: de Diário Cultural passou a chamar-se Coluna do Zema. Em tese, isso me daria (ainda) mais liberdade para escrever, o que não aconteceu.

Findada a participação brasileira na Copa do Mundo – mas ainda não encerrado o maior evento esportivo do planeta – tive recusado, um texto meu que tratava de futebol. A alegação: fugia do assunto da colunacultura. Engoli em seco, publiquei o texto em meu blogue e prometi não mais afastar-me do assunto – cultura, nunca é demais frisar – de minha coluna. Essa “fuga” não aconteceu ontem. Embora eu tenha dado, é certo, um viés político às duas notas, não se pode dizer que as mesmas não são “culturais”. Se não te chegaram aos olhos, o que julgo muito difícil, digo: a primeira nota tratava do movimento Vale Protestar – legítimo em contraposição ao Vale Festejar, o já tradicional São João fora de época do Estado –, e a segunda, dava conta do nome de Joãozinho Ribeiro como membro do comitê de elaboradores do programa de governo do presidente Lula, que será implementado caso se concretize sua muito provável reeleição.

Não sei se “censura” é o termo mais correto – a ditadura militar é até citada em tua coluna de hoje – mas que há, aí, ao menos o uso de “dois pesos e duas medidas”, isso há. Tanto é que outros colunistas que não têm competência para falar nem de problemas de sua – deles – rua, desatam a escrever as piores “barbaridades” sobre temas tão distantes quanto – serão tão distantes assim? – futebol e política, ou moda e segurança, ou o colunismo social a que eles deveriam limitar-se; e ainda que a isso se limitassem, deveriam aprender “português básico” para bem – melhor eu não diria – fazê-lo.

Voltando aos “dois pesos e duas medidas”: creio que “o assunto” de minha coluna de hoje – a não publicada – desagrada por meu posicionamento – se não, o que mais pode explicar-lhe o veto? – claramente anti-sarneysta (embora não reinaldista) e pró-reeleição de Lula. Ou a participação de Joãozinho Ribeiro na Comissão de Cultura para a elaboração do programa de governo do “sapo barbudo” não é “cultural”? Ou não é “cultural” também a manifestação de artistas, intelectuais, professores, estudantes, profissionais liberais – gente, enfim – contra o uso para fins politiqueiros – que há muito vem sendo praticado, sabe-se – do Convento das Mercês?

Agora, só resta-me agradecer a oportunidade, o espaço e a confiança depositados. Mas prefiro renunciar ao espaço da Coluna do Zema, evitando assim, novos “problemas” desta ordem.

Cordiais e respeitosas saudações,

Zema Ribeiro
Estudante de Comunicação Social (Jornalismo)
Faculdade São Luís

24 comentários em “a carta

  1. zema, fiquemos longe desta velhacaria que avacalha os ambientes desta cidade outrora rebelde e agora inerte, fique longe destes caras que seguem à risca a frase “envelhecer é envilescer”, zema, meu amigo…

  2. jéssica: obrigado!20comer: ahah, um partidário do kenard? qual o motivo para não se identificar? bom, é o seguinte: minha saída do diário deu-se de maneira amistosa (ao menos de minha parte), sem que eu imaginasse criar o bloco dos amigos do zema versus o bloco dos amigos do kenard ou coisa que o valha. se é essa a leitura que você faz, nada posso fazer. sai do armário, cara!zé patrício: obrigado! liguei para chico nô ontem, que me disse que foi agredido por “senzala” dentro do bar do porto por estar conversando com uma ex-namorada daquele, ao pé do balcão. o capoeirista embriagado, ao ouvir a mulher chamá-lo de “viajante”, deu uma cabeçada (depois de zidane é moda!) no músico, que revidou com um tapa no pescoço do “viajante”, que foi retirado do bar por seguranças e, da porta, ficou xingando chico e ameaçando-o com “vou te agarrar”, “vou te encher de porrada” e coisas do tipo. o “gringo” citado na matéria do jornal pequeno de domingo (última página), aluno de capoeira de “senzala”, “jogou” o músico fora do bar; caído no chão, ficou fácil para “capoeiristas”, “gringos” e simpatizantes praticamente “lincharem” o músico. resultado: hematomas diversas e clavícula fraturada. com b. o. e corpo de delito providenciados, as providências legais estão sendo tomadas.

  3. Como diria Voltaire: Não concordo com o que diz.Mais defenderei até a morte o direito de expressá-lo.É meu amigo Zema é duro viver no Maranhão das panelinhas.Espero que consigas outro espaço em algum outro jornal, que dê liberdade as suas colunas(Certamente não será no Maranhão). Abraços e boa sorte.

  4. lamentável o episodio com chico nô, uma vergonha pra capoeiragem…. quanto a coluna, francamente acho que lugar de babação política não é jornal…. noticiar o vale protestar é otimo, mas logo em seguida tecer elogios ao governo lula e afirmar como certa a reeleição deste é uma inverdade… fruto puramente de opinião e do teu posicionamento ideológico, coisa que como disse, não é pra ter lugar em jornal, quem sabe numa coluna política e olhe lá, o texto foi só uyma desculpa pra tu expores tua posição política nesse caso, e acabou desvalorizando a propria noticia do vale protestar

  5. …: realmente uma vergonha. com isso, chico fica um tempo sem poder trabalhar. uma pena.não dá pra reduzir a nota sobre a participação do maranhense joãozinho ribeiro na comissão de elaboração do programa de governo do pt a mera “babação eleitoral”, coisa que aliás, não faço. e aí, voltamos aos “dois pesos e duas medidas” que cito na carta (e-mail) enviada(o) ao kenard. outros colunistas podem demonstrar inclinações políticas (sem o mínimo de talento para fazê-lo), desde que tenham a(s) mesma(s) opinião(ões) dos donos do jornal.

  6. é complicado ser jornalista e viver “amarrado” em ideologias, tendências políticas e divergências das mais variadas. Onde fica a tal liberdade??bjos

  7. “textos assinados não necessariamente traduzem a opinião deste veículo”. algo simples assim, talvez evitasse problemas para qualquer um dos lados. fazer o quê, né? drika, um abraço!

  8. zema, não acho que esses outros colunistas estejam certo pq estejam seguindo os conformes da linha ideológica do jornal… não acho que jornalista nenhum deva fazer isso, a não ser que explique devidamente que isso é um posicionamento seu e com uma argumentação razoavel… quando tu destacas a participação de joaozinho ribeiro, certo tudo bem, isso é até noticiável sim, é uma escolha tua baseado nos teus critérios de noticiabilidade, perfeito…. a questão no entanto são certos pressupostos e afirmações na construção da nota que na verdade nada acrescentam a ela informacionalmente e partem de pressupostos próprios e pessoais que são no entanto postos como verdades jornalisticas… pareceu francamente muito mais uma nota da assessoria de imprensa do PT

  9. é, carol (depois até mandei por msn o lance dos “…”, risos), respeito sua opinião, até por, de certa forma, você ter razão. no diário da manhã de hoje, a “jornalista” aulinda lima chama os programas sociais do governo lula (uma das coisas elogiáveis nele) de esmolas. sei que não devemos nos nivelar por baixo, mas o que me incomoda, na verdade, são os tais “dois pesos e duas medidas”. abraço!

  10. Surpreendentemente corajoso e encomodado. Valeu zema, não podemos deixar que o nosso sangue quente por um jornalismo livre esfrie… Jamais!

  11. Oi, fico triste com acontecido Zema, espero que possamos conversar deppois. Sou acadêmica do Curso de Comunicação Social -Jornalismo!!Fico mais triste como cidadã e leitora!!E te apoio!!Valeu beijus

  12. Very nice site! < HREF="http://www.child-hair-loss.info/Buy_fioricet_order.html" REL="nofollow">buy+fioricet+order<> < HREF="http://www.personal-debt-consolidation-loans.info/ice-cream-machines-softserve.html" REL="nofollow">Non profit debt consolidation michigan<> < HREF="http://www.cum-d-cup.info/Sexyfoot4u.html" REL="nofollow">Uss salt lake city ca 25<> < HREF="http://www.lexapro-1.info/buspar-chat-de-cantv.html" REL="nofollow">buspar chat de cantv<> < HREF="http://www.supplements-calcium.info/generic-xanax-in-fioricet.html" REL="nofollow">generic xanax in fioricet<>

  13. Cool blog, interesting information… Keep it UP < HREF="http://www.proteinandsupplements.info/Land-rover-discovery-rubber-mats.html" REL="nofollow">Nutritional supplements store<> < HREF="http://www.incorporate-5.info" REL="nofollow">incorporate<> < HREF="http://www.cheap-airfares-5.info/700x-camcorder-digital-jvc-minidv-zoom.html" REL="nofollow">7.7.2005 newark lufthansa cnn news<> < HREF="http://www.nude-latin-hunks.info/Asian-porn-movies-of-teens.html" REL="nofollow">asian porn movies of teens<> < HREF="http://www.national-office-furniture.info/Waterbeds.html" REL="nofollow">Kid outdoor furniture<> < HREF="http://www.freeringtones59.info/landroverrangerover.html" REL="nofollow">Where can i find ringtones<> < HREF="http://www.land-rover-defender.info/Landrover.html" REL="nofollow">land rover<> < HREF="http://www.coolbx-parental-control.info/White-strips-lyrics-stand-behind.html" REL="nofollow">Uninstall cybersitter<> < HREF="http://www.home-decorating-8.info/Land-rover-freelander-se3.html" REL="nofollow">Homes for sale in grand island ny<> < HREF="http://www.buy-jeep-tent.info/Jeep-yj-mudding-photos.html" REL="nofollow">Blue book 1989 jeep cherokee<> < HREF="http://www.mature-big-natural-tits.info/Pamela-anderson-bret-michaeals-video.html" REL="nofollow">Lindsey lohna huge ass titties<> < HREF="http://www.bankruptcy-taxes-penalties-401k-loan-post-petition-debt.info" REL="nofollow">Mccain foods 401k<> < HREF="http://www.dryer-vent.info/Gate_opener_motor.html" REL="nofollow">gate opener motor<> < HREF="http://www.spyware8.info" REL="nofollow">spyware<>

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s