Prêmio Mídia, no MA; HQ maranhense no RS

[coluna do zema, diário da manhã, hoje]

Prêmio Mídia Pelos Direitos da Infância será lançado hoje e valoriza profissionais e estudantes de Comunicação que trabalhem a temática. Quadrinhos maranhenses em blogue gaúcho: os comentários de Augusto Paim [link ao lado] sobre “Corpo de Delito”, que já ocupou a Coluna do Zema, à época, Diário Cultural.

Prêmio Mídia pelos Direitos da Infância 2006

Será lançado hoje, às 19h, no Complexo de Proteção à Criança e ao Adolescente (CPCA) (Praça Maria Aragão, s/n), o Prêmio Mídia pelos Direitos da Infância 2006, iniciativa do Projeto Rompendo o Silêncio, com patrocínio da Petrobrás. É a segunda edição do prêmio – a primeira foi lançada em 2004 e tinha como objetivo – mantido – reconhecer a atuação de profissionais e estudantes de Comunicação no Estado do Maranhão, no que diz respeito à cobertura da temática “infância e adolescência”, com destaque, nesta edição, para abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Poderão concorrer matérias veiculadas/publicadas entre 1º de novembro de 2005 e 31 de outubro de 2006. A premiação – em quatro categorias: jornalismo impresso, fotojornalismo, telejornalismo e radiojornalismo – será de R$ 500,00 (por categoria).

É importante lembrar que hoje – data do lançamento do prêmio – o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 16 anos de instituído (Lei nº. 8.069, de 13 de julho de 1990).

As inscrições – gratuitas – podem ser feitas na Agência de Notícias da Infância Matraca, Rua Isaac Martins, 63A. Maiores informações pelo telefone (98) 3254-0210.

“Corpo de Delito” em blogue gaúcho (ou: Navegar é preciso!)

No dia 17 de março, a Coluna do Zema – então Diário Cultural – noticiou o lançamento da revista Corpo de Delito, com aventuras do delegado Augusto “Caolho” dos Anjos, ambientadas em São Luís do Maranhão. A idéia, de Iramir Araújo e uma “gangue” de bons desenhistas, como escrevi na ocasião, ganha destaque, agora, em blogue gaúcho. O “Cabruuum” – com três “u”, em sua definição “um blog bem redondinho sobre quadrinhos” – destaca a HQ ambientada nesta “Paisagem feita de tempo”, como tasca, certeiro, outro poeta, ele, Joãozinho Ribeiro.

Em tempo: Beto Nicácio, que participa do “delito” aqui (e lá, no blogue gaúcho) tratado, é responsável pela capa e diagramação do livro de Joãozinho.

A revista e o livro podem ser adquiridos em diversas bancas de revista e livrarias da cidade: Banca do Dácio (Estacionamento, Praia Grande), Papiros do Egito (Rua da Cruz, 150, Centro), Chico Discos (Fonte do Ribeirão), Poeme-se (Rua João Gualberto, 52, Praia Grande), entre outros/as.

O texto de Augusto Paim, editor do Cabruuum, pode ser lido no endereço http://cabruuum.blogspot.com

Em tempo, também: o Cabruuum está no Top10, isto é, entre os dez melhores do Coke Ring, um concurso de blogues, dividido por categorias (ele, é claro, em “quadrinhos”), promovido pela Coca-Cola. Mais sobre isso, você pode saber também no endereço acima.

4 comentários em “Prêmio Mídia, no MA; HQ maranhense no RS

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s