2N

[Abaixo, Diário Cultural de hoje. Sobre a audiência pública noticiada aqui, ontem: a data não está confirmada, de acordo com informações repassadas ao blogue por Ed Wilson Araújo, após contato com o gabinete da deputada Helena Heluy. Novidades serão colocadas neste espaço. Aguardem.]

O título da coluna de hoje é assim curtinho por que é disso mesmo que eu vou falar, 2N: Ná Ozzetti (que acompanhada do pianista André Mehmari apresentou-se por aqui, no TAA, em 25/3, sábado) e Natiruts (que festejou um ano de Trapiche, o Clube 1, na Ponta d’Areia, em 26/3, domingo).

Vi, ouvi e gostei

Fui pego meio de surpresa, semana passada, com a notícia do show “Piano e Voz”, de André Mehmari (piano) e Ná Ozzetti (voz), aqui em São Luís, mais precisamente no Teatro Arthur Azevedo, TAA para os íntimos, onde rola, até 2 de abril, a Semana do Teatro (mais detalhes em http://geocities.yahoo.com.br/semanadoteatro, página desenvolvida pela Comissão Organizadora do evento).

Mas sem fugir do assunto e voltando ao “Piano e Voz”: o show, que visita doze capitais brasileiras, acontece dentro do programa Natura Musical, com patrocínio da Natura (http://www.natura.net/patrocinio) e apoio do Ministério da Cultura (MinC, para os íntimos,http://www.cultura.gov.br): não noticiei aqui na coluna pura e simplesmente por não ter recebido as informações em tempo hábil.

Não conhecia o André Mehmari – que me impressionou com sua versatilidade e velocidade –, mas já era fã, há um tempinho, da Ná: seus trabalhos com o grupo Rumo (que tinha, entre outros, Luiz Tatit, segundo Tom Zé, “o maior compositor vivo do Brasil”; Luiz, aliás, presente no repertório deste “piano e voz”), seus discos “Show” (feito com a grana dum festival da Rede Globo) e “LoveLeeRita” (onde canta Rita Lee desde Os Mutantes), entre outros.

Surpreendi-me com o bom público presente. “Bom” que digo, em termos de número: casa cheia, as ruas próximas ao teatro tomadas por veículos, enfim, algo realmente surpreendente em se tratando de 1) dois “ilustres desconhecidos”; e 2) com o preço do ingresso “meio” salgado: vinte reais.

Além do já citado Luiz Tatit, o repertório inclui (digo “inclui” por ter por base o repertório do disco homônimo, recentemente lançado) Tom Jobim, Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Zé Miguel Wisnik, Lennon e McCartney, Pixinguinha, Milton Nascimento e Nelson Cavaquinho, entre outros.

Não vi, não ouvi e não gostei

O Natiruts não tem nada a ver com o que escrevo aqui. Não me arriscaria a escrever sobre algo que não vi/ouvi.

A banda esteve em São Luís para festejar um ano do Clube 1, o Trapiche, lá na Ponta d’Areia, acompanhada de outras bandas da cena local. A idéia – ao menos a idéia que me passaram – era de um por do sol ao som de reggae. Maravilha! Ingressos: quinze reais e até aí tudo bem. As bandas começariam a se apresentar às 16h e seguiriam até “senhoras e senhores, com vocês, Natiruts!”

São Luís é uma ilha provinciana (isso é redundância?!). E isso pode ser um tapa ou um afago na cara da Ilha, dependendo de quem o diga. Eu, particularmente, adoro isso aqui, ilhéu convicto que sou.

Cheguei ao Trapiche depois de 20h. Os ingressos nas mãos de cambistas custavam vinte e cinco reais. Na bilheteria, segundo informações que tive (não fui até lá checar), podiam ser comprados a vinte reais. Resolvi não entrar.

O que me desagradou foi o monte de “regueiros de butique” ali presentes. Trancinhas na cabeça, “que eu uso dreadlocks desde criancinha”. Entre eu chegar, observar a fauna presente e resolver não ficar, quase meia hora. Nesse intervalo, (parte d)esses novos admiradores da música que ganhou o mundo a partir de Mr. Bob Marley me faziam ouvir – adivinhem! – pseudoforrós, saídos de seus porta-malas.

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s