O Dengo de Raimundo Sodré

[texto nosso publicado no blogue de Márcio Jerry (link ao lado) sábado passado, 26/11]

Tom Zé cantou, certa vez, que “todo compositor brasileiro é um complexado”. Falava da insistência dos mesmos em serem sérios demais. Em entrevista recente, Chico Maranhão me confessa: “A nossa geração era mais ingênua, falta isso a essa geração mais nova. Ingenuidade é fundamental”.

Percebi – e concordo com – isso na recente apresentação feita nestas plagas pelo compositor baiano Raimundo Sodré [Circo da Cidade, 25/11]. Lançando disco novo, “Dengo”, nada de complexos, um moleque, que dança como se ninguém estivesse olhando, sem compromissos com o mercado, que o deixou longe do conhecimento da massa que cantou por mais de vinte anos.

Eu mesmo, nascido um ano depois do festival MPB80, promovido pela Rede Globo, só conhecia Raimundo Sodré por “A Massa” (o disco, que, orgulhosamente tenho em casa, ainda em vinil). Engraçado é que a massa – nem tanta assim – presente ao show, cantou algumas músicas, como se estivéssemos num show de algo, digamos, mais midiático, mais “massa”, para usar uma gíria ainda atual.

A noite baiana teve garantida sua porção de maranhensidade: Neto (ex-Mandorová) abriu o show, tocando xotes e baiões em sua flauta; após este, Gerude subiu ao palco, para daí chamar Raimundo Sodré, que fez uma brilhante apresentação, descontraída. Encerrou o show com… “A Massa”! No bis: Maio 68 (Jorge Portugal) e uma chula, para onde convidou o percussionista maranhense Erivaldo Gomes (que já tocou em disco do baiano).

Raimundo Sodré é axé! Em seu sentido original: energia. Axé, Raimundo Sodré!

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s