Diário Cultural de ontem, domingo, 27/11

Mais um pecado de Papa Xico

Enquanto o papa Bento XVI condena a pornografia e a luxúria, padres pedófilos enchem os noticiários. E enquanto tudo isso acontece, Xico Sá lança, terça-feira, 29/11, o seu “Catecismo de Devoções, Intimidades e Pornografias”, obra que inaugura a Editora do Bispo, dele e de Pinky Wainer.

A apresentação da editora, no site da mesma (confira por lá outros lançamentos), diz que esta atua “em quatro segmentos mitológicos: sexo, drogas, rock n’roll e religião”. Pedidos podem ser feitos pelo e-mail contato@editoradobispo.com.br (pagamento via depósito bancário). Trechos do livro podem ser lidos no blogue de Xico

O Cheiro do Ralo

Uma boa notícia para quem gosta de filmes nacionais baseados em obras da literatura idem: “O Cheiro do Ralo”, romance de estréia de Lourenço Mutarelli [editora Devir, 2001] está sendo filmado (com previsão de lançamento para o ano que vem). Entre as “estrelas”, Selton Mello (Lavoura Arcaica, O Auto da Compadecida – coincidência ou não, outros dois filmes que vêm de livros) e o autor. Mutarelli, de reconhecida competência como quadrinhista, segue escrevendo romances; ano passado lançou, pela DBA, “O Natimorto”.

Só tenho uma dúvida: em não tendo este filme o forte lobby dos Dois Filhos de Francisco, e com o fechamento do Cine Praia Grande, onde poderemos vê-lo em São Luís?

Faustina

Caetano Veloso cantou: “a praça Castro Alves é do povo!”. Por aqui, digo o mesmo, sobre outra praça: “a praça da Faustina é do povo!”. Rebatizada assim pelos boêmios de plantão – este colunista um deles – a praça do Seresteiro (na confluência de Beco da Alfândega e ruas do Giz e João Gualberto, na Praia Grande) está sendo ocupada com arte desde a reinauguração da Base da Faustina: tambor de crioula, forró e muito mais.

Só espero que o lobby da inveja, tão sempre em voga  por aquelas bandas, não vá querer acabar com estas manifestações autênticas da cultura popular, legitimadas pela turma presente.

Lançamento

Durante a X Semana de Comunicação da UFMA, em paralelo com o II Encontro Estadual da História da Mídia Maranhense, acontece, entre outros, o lançamento de “Marketing Político Brasileiro: Ensino, Pesquisa e Mídia”, de Adolpho Queiroz, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação. O lançamento acontece dia 29/11, às 17h, no Auditório Central da UFMA. É o sétimo livro do autor na área de comunicação.

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s