Tenho uma filhinha Down que é uma princesinha

 

por Heridan Guterres *

Falar sobre princesas é antes de tudo dizer de feitiços, encantos, poderes e príncipes…Nos contos de fadas, normalmente as princesinhas cheias de qualidades e belezas físicas e psicológicas são salvas pelos príncipes fortes, valentes e altruístas..que se apaixonam à primeira vista, por suas princesinhas lindas e perfeitas.

Quem já leu… melhor seria perguntar quem nunca leu ou ouviu um conto de fadas e também se enamorou de uma princesinha e, por extensão, do próprio príncipe, simplesmente porque foi ele quem quebrou o feitiço e deu vida àquela que estava condenada à morte eterna, caso não existisse um ser destemido e corajoso a lhe despertar?

O que ninguém parou para pensar ou mesmo perguntar quando ainda criança inocente, teve a oportunidade de entrar no conto e falar com o príncipe, foi como este se sentiu por ter salvado aquela princesinha…que forças o fizeram caminhar por estradas longínquas ou entrar em castelos com aparência assombradora para acordar, para a vida, sua amada…

Não sei dizer se foi de fato uma pena se ter passado o tempo em que éramos capazes de entrar nos contos ou um alívio pelo fato de não ter que descobrir que nos enganamos por tanto tempo, ao constatar que a estória não tem um herói, mas uma heroína: a princesinha!

Antes que rasgue este texto, deixe-me explicar minha linha de raciocínio, pois, se pudesse ser ouvido por você, o príncipe certamente lhe diria que devia muito àquela princesinha porque fora ela quem quebrara o feitiço a que ele estava condenado a viver eternamente: o de ser um príncipe esquecido..alguém que ninguém (nem mesmo você) se interessaria em conhecer a história porque ela simplesmente não existiria.

É o príncipe então, que tem o feitiço da ostracidade quebrado ao despertar a princesinha..sem ela não existiria príncipe, nem palácios, feitiços, bruxos…

Voltando à frase-título de nosso texto, apresentada exatamente quando o príncipe, ops…! o jogador Romário fazia seu último gol vestindo a camisa da seleção brasileira de futebol. Até o momento em que fez aquele gol, exatamente aos 17 minutos do primeiro tempo, num jogo contra a equipe da Guatemala, Romário era conhecido por seu inquestionável talento com uma bola, quase incontáveis mulheres e uma língua terrível que falava antes de pensar (como se tivesse vida própria), causando-lhe muitos dissabores ao longo da vida.

No entanto, após fazer o gol e suspender a camisa da seleção para mostrar a frase “Tenho uma filhinha Down que é uma princesinha”, o encanto se quebra e o jogador talentoso e polêmico se transforma em príncipe, diante de milhares de expectadores.

Encerra-se ali, a trajetória do jogador na Seleção, para iniciar a trajetória do príncipe Romário, que por causa de sua princesinha será capaz de trilhar por caminhos jamais imaginados… Não fosse por sua filhinha, ele seria apenas um excelente jogador se despedindo.

A partir de agora, ele é, e sempre será, um príncipe que corajosamente diz ao mundo que aquela menininha, nascida sob o signo de Down e por isso mesmo, diferente de todas as outras princesinhas, lhe dará forças e fará com que ele não seja mais um que se despede…

Mas esta é uma outra história que se inicia e o príncipe Romário não estará só..ele terá a ajuda e o exemplo de muitos outros homens e mulheres que tiveram seus feitiços quebrados pelos principezinhos e princesinhas nascidos sob o signo de Down, com o propósito de fazer com que as estórias de seus pais valessem, realmente à pena serem lidas.

* Educacora e amiga dos ex-reles mortais Nilce e Genilson Protásio, que tiveram seus feitiços quebrados pelo principezinho Genilson Filho, hoje com nove anos, e que militam na causa da inclusão das pessoas com necessidades especiais. Contatos: h.guterres@terra.com.br || http://www.flogao.com.br/genilsonrenata

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s